f

SOBRE A DOENÇA

AMEAÇA SILENCIOSA

Uma pessoa pode passar a vida inteira sem saber que tem o Traço, uma vez que a presença do mesmo não tem expressão clínica da doença falciforme e seu diagnóstico só pode ser realizado por exame especializado: a eletroforese de hemoglobina, que não é solicitada rotineiramente pelo clínico geral, a não ser que haja algum indício de anemia.

Por isso, é importante a realização do exame de triagem neonatal, o exame do PÉZINHO, que informa sobre a presença ou não da hemoglobina S no organismo. Com o conhecimento da existência do Traço, a pessoa pode “evitar”, caso seja a sua vontade, gerar um filho doente ao se unir a outro indivíduo portador do traço falciforme.

Ameaça Silenciosa
Uma pessoa pode passar a vida inteira sem saber que tem o Traço, uma vez que a presença do mesmo não tem expressão clínica da doença falciforme e seu diagnóstico só pode ser realizado por exame especializado.
O que é?
O gene da Doença Falciforme provoca alteração na hemoglobina, pigmento encontrado na célula vermelha do sangue, a hemácia, que é responsável pela oxigenação do sangue e de todos os tecidos do organismo.
Sinais ou Sintomas
Será que eu tenho a doença falciforme? Como a patologia é pouco divulgada, é importante saber quais são os sintomas que ela provoca.
Traço ou Doença?
Como a doença falciforme é genética e, portanto, hereditária, ela terá sido transmitida por uma combinação dos genes do pai e da mãe.
INCENTIVADORES E PARCERIA