f

SOBRE A DOENÇA

TRAÇO OU DOENÇA

Como a doença falciforme é genética e, portanto, hereditária, ela terá sido transmitida por uma combinação dos genes do pai e da mãe.

Os indivíduos normais, sem alteração genética, nascem com a hemoglobina do tipo AA. Alguns indivíduos, porém, que possuem o defeito genético, apresentam a hemoglobina do tipo AS. Essas pessoas são classificadas como Traço Falciforme.

Nessa situação, não temos um indivíduo doente, apenas PORTADOR do gene da doença. Ele não apresentará sinais ou sintomas clínicos relacionados à mesma. O resultado de seu hemograma virá normal, SEM anemia. Alguns se queixam de esporadicamente sentir dores leves no corpo, que podem ocorrer durante viagens aéreas longas, pela desoxigenação.

É importante relatar que quando um indivíduo Traço se une a um indivíduo normal, esse casal tem apenas 25% de chance, em cada gravidez, de gerar um filho TRAÇO (tipo AS) e NUNCA doente (SS).

Para um indivíduo nascer com a doença, é preciso que ambos os pais sejam portadores do traço.  Na união entre duas pessoas que possuem o traço falciforme, há uma chance de 25%, em cada gravidez, de gerar um filho doente.

Ameaça Silenciosa
Uma pessoa pode passar a vida inteira sem saber que tem o Traço, uma vez que a presença do mesmo não tem expressão clínica da doença falciforme e seu diagnóstico só pode ser realizado por exame especializado.
O que é?
O gene da Doença Falciforme provoca alteração na hemoglobina, pigmento encontrado na célula vermelha do sangue, a hemácia, que é responsável pela oxigenação do sangue e de todos os tecidos do organismo.
Sinais ou Sintomas
Será que eu tenho a doença falciforme? Como a patologia é pouco divulgada, é importante saber quais são os sintomas que ela provoca.
Traço ou Doença?
Como a doença falciforme é genética e, portanto, hereditária, ela terá sido transmitida por uma combinação dos genes do pai e da mãe.
INCENTIVADORES E PARCERIA