f

SOBRE A DOENÇA

SINAIS E SINTOMAS

Será que eu tenho a doença falciforme? Como a patologia é pouco divulgada, é importante saber quais são os sintomas que ela provoca.

● Sua expressão mais comum são as crises dolorosas. Estas crises ocorrem devido à obstrução (entupimento) dos vasos mais finos, que leva à diminuição do fluxo de sangue e oxigênio em determinados órgãos, provocando o infarto daquele órgão (como o infarto agudo do coração), e consequentemente a dor naquele local. As partes do corpo mais afetadas costumam ser os ossos, músculos, tendões, abdome e tórax (o que provoca uma síndrome também conhecida como síndrome torácica aguda). Nas crianças também pode haver inchaço muito doloroso nas mãos e pés (dactilite), em razão da inflamação dos tecidos moles que envolvem as articulações do punho, tornozelo, dedos e artelhos.
● Palidez intensa e aumento do baço (pela retenção de grande volume de sangue neste órgão) caracteriza o quadro conhecido como crise de sequestro (situação de emergência).
● Palidez (pela anemia) e cansaço fácil, provocado pela redução do oxigênio circulante.
● Icterícia: cor amarelada mais visível na esclera (branco dos olhos), devido ao excesso de bilirrubina, pigmento que se encontra dentro das hemácias que, ao se romperem, liberam a bilirrubina que se impregna especialmente na pele e nos olhos.
● Colúria: urina escurecida (cor de Coca-Cola), também pela presença de bilirrubinas liberada na urina.
● Retardo do crescimento e maturação sexual pela presença da anemia, infecções e interferência na produção hormonal.
● Úlceras (feridas), sobretudo nos membros inferiores. Geralmente, iniciam-se na adolescência e tendem a se tornar crônicas em razão do aumento da viscosidade do sangue e má circulação nestes vasos mais finos.
● AVC i: a obstrução dos vasos mais finos pode ocorrer em qualquer órgão e infelizmente também no cérebro, causando o acidente vascular cerebral (AVC i), causa mais comum de AVC i nas crianças.
● Outro sintoma bastante comum é o priapismo, que ocorre devido à mesma obstrução, porém agora nos corpos cavernosos do pênis, o que provoca ereção contínua com dor que varia de leve a insuportável.

Devido à grande frequência das crises dolorosas, que levam os pacientes a procurar os Pronto Socorros (normalmente os mesmos serviços que são os mais próximos de sua residência), muitas vezes estes doentes podem ser tomados como drogados pela equipe de saúde, uma vez que os analgésicos mais potentes e indicados são os da família dos opiáceos (morfina, metadona, etc.). Como infelizmente as equipes não estão muito familiarizadas com os protocolos mais atuais de controle da dor, muitas vezes os pacientes não recebem a analgesia adequada, podendo perpetuar ainda mais o período de internação e, consequentemente, o risco infeccioso com germes hospitalares que são mais resistentes e que colocam a vida destes pacientes em risco, uma vez que sua imunidade também é diferente do indivíduo saudável. Vale notar que, além do fato de estar sentindo muita dor, esta situação é extremamente constrangedora para os pacientes que chegam desesperados aos serviços de saúde, pois já se medicaram em casa com vários analgésicos via oral sem sucesso.

Ameaça Silenciosa
Uma pessoa pode passar a vida inteira sem saber que tem o Traço, uma vez que a presença do mesmo não tem expressão clínica da doença falciforme e seu diagnóstico só pode ser realizado por exame especializado.
O que é?
O gene da Doença Falciforme provoca alteração na hemoglobina, pigmento encontrado na célula vermelha do sangue, a hemácia, que é responsável pela oxigenação do sangue e de todos os tecidos do organismo.
Sinais ou Sintomas
Será que eu tenho a doença falciforme? Como a patologia é pouco divulgada, é importante saber quais são os sintomas que ela provoca.
Traço ou Doença?
Como a doença falciforme é genética e, portanto, hereditária, ela terá sido transmitida por uma combinação dos genes do pai e da mãe.
INCENTIVADORES E PARCERIA