SOBRE A DOENÇA
O QUE É
O gene da Doença Falciforme provoca alteração na hemoglobina, pigmento encontrado na célula vermelha do sangue, a hemácia, que é responsável pela oxigenação do sangue e de todos os tecidos do organismo.
Essa alteração provoca o alongamento da célula, que perde a sua forma original, semelhante a um grão de feijão e toma uma forma mais alongada, lembrando uma foice. Daí o nome Anemia falciforme.
Além da mudança no formato, a doença falciforme torna a célula mais rígida, menos elástica. Isso interfere na circulação do sangue nelas. Quando transitando por vasos sanguíneos mais finos (os capilares), a células não conseguem prosseguir, o que leva à obstrução (entupimento) do vaso.
O resultado é que uma área do tecido ficará sem irrigação sanguínea, ou seja, sem oxigenação. A esta área damos o nome de infartada ou vaso-ocluída.
Esse fenômeno pode ocorrer em todos os tecidos, por isso a Doença Falciforme é considerada sistêmica, ou seja, pode atingir várias partes do corpo. Em cada um deles vai provocar o infarto local: no coração resultará em alguma cardiopatia, nos pulmões pode provocar pneumonite, os ossos podem desenvolver necroses e assim sucessivamente.